Centro de Acolhimento Temporário

O Centro de Acolhimento Temporário (CAT) é uma casa de acolhimento residencial com capacidade para acolher 15 crianças e jovens e funciona com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social. É dirigido a crianças e jovens, entre os 0 e os 14 anos (à data da entrada), de ambos os sexos, retiradas do seu meio familiar, através da aplicação da medida de promoção e proteção, de acordo com a Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo. Na maioria dos casos, estas crianças e jovens apresentam fragilidade emocional e outras características, decorrentes de situações de risco a que estiveram expostas.

A tarefa primária do CAT é proporcionar à criança e ao jovem um projeto de vida estruturado, de acordo com as suas necessidades e interesses (baseado num diagnóstico e intervenção estruturada e articulada). Assegura as suas necessidades básicas, nos seus vários contextos (individual, social, escolar, saúde, comunidade e família).

O Centro de Acolhimento Temporário é composto por uma equipa técnica e uma equipa educativa, funcionando todos os dias do ano, 24 horas por dia.