Lar de Infância e Juventude

O Lar de Infância e Juventude (LIJ), é uma casa de acolhimento residencial para jovens do sexo feminino, entre os 10 os 21 anos. Iniciou a sua atividade em 1944 e com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social desde 1986. A 1 de Outubro de 2008 o Lar de Infância e Juventude aderiu ao Plano DOM- Desafios, Oportunidades e Mudança – atualmente Plano SERE+, tendo como principal objetivo a implementação de medidas de qualificação da rede de Lares de Infância e Juventude, incentivadoras de uma melhoria contínua da promoção de direitos e proteção das crianças e jovens acolhidas, no sentido da sua educação para cidadania e desinstitucionalização em tempo útil.

Atualmente estão acolhidas 15 jovens colocadas por decisão do Tribunal e pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo. O LIJ, tem como principais objetivos satisfazer as necessidades básicas das crianças e jovens ao promover um desenvolvimento global, em condições tão aproximadas quanto possível às de uma estrutura familiar; assegurar os meios necessários ao seu desenvolvimento pessoal e à formação escolar e profissional, em cooperação com a família, a escola, as estruturas de formação profissional e a comunidade.

Como resposta social de acolhimento residencial, o LIJ desenvolve projetos de autonomia, de competências psicossociais, e de articulação com as famílias das utentes. Ao nível do Plano SERE+, contamos mensalmente com Supervisão para as equipas técnica e equipa educativa.

As principais diretrizes:

Planear uma intervenção social adequada ao desenvolvimento de cada jovem através da definição dos Projetos de Vida;
Aquisição progressiva de autonomia com vista a uma plena integração social, escolar, profissional e comunitária.
Aproximando as famílias à instituição de modo a articular da melhor forma o futuro destas jovens.
Desenvolver um Plano de Atividades Anual adequado às necessidades de cada jovem:
Com atividades institucionais como, Assembleias de Lar, Treino de competências Pessoais e Sociais, Aulas de Culinária, Aulas Desportivas; Atelier Trabalhos Manuais, Ateliers de Costura, Atelier de Estética, entre outros;
Com atividades extra curriculares e de apoio escolar;
Com atividades lúdico recreativas e culturais, como passeios organizados em grupo;
Otimizar os recursos humanos da resposta social, de modo que estas jovens possam contar com uma equipa técnica e uma equipa educativa reforçada e com formação adequada aos novos perfis de jovens em acolhimento;
Otimização dos recursos financeiros através de um maior controle dos custos;