Centro de Recursos Comunitário

SERVIÇOS À COMUNIDADE

A SCMCR criou o Centro de Recursos Comunitário (CRC) em maio de 2013 como Resposta de Apoio à Comunidade, integrando os serviços de Cantina Social e Loja Social numa estrutura única com o principal objetivo de desenvolvimento social do município e o combate à exclusão social, através de serviços essenciais, inovadores, de valor acrescentado e de uma intervenção articulada e de proximidade com os seus clientes e parceiros.

Em janeiro de 2015 iniciou o projeto-piloto Rede Local de Intervenção Social - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (RLIS/SAS), que teve a sua continuidade através do Projeto RLIS SAAS, até maio de 2019. Em setembro de 2019 foi assinado o Acordo de Cooperação Atípico para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social - SAAS, entre a Santa Casa e o Instituto da Segurança Social, I.P. até Dezembro de 2022, tendo transitado para a Câmara Municipal das Caldas da Rainha no âmbito da delegação de competências decidida pelo Governo.

Com o objetivo de promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diversos agentes e recursos localmente disponíveis, a SCMCR acolheu os Contratos Locais de Desenvolvimento Social, CLDS (2009-2012); CLDS+ (2013-2015), CLDS 3G (2015-2018) e o CLDS 4G (2020-2023), resultado do convite pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha para a SCMCR assumir a responsabilidade de Entidade Coordenadora Local de Parceria.

Em 2022, o Cento de Recursos Comunitário, ganhou O Selo de Boas Práticas de Intervenção Social, promovido pelas Plataformas Supraconcelhias da Grande Lisboa e do Oeste, que tem o objetivo de premiar e divulgar projetos e metodologias inovadoras de intervenção social que, face aos desafios que se colocam diariamente, arrisquem a experimentação de novas práticas e metodologias para fazer face aos novos e velhos problemas sociais.

Atualmente, a nível de respostas à comunidade, a SCMCR dispõe de Cantina Social, Loja Social, Cabazes alimentares BAO e POAPMC.

A Cantina Social iniciou em setembro de 2012 e constitui-se como uma resposta de intervenção no âmbito do PEA (Programa de Emergência Alimentar) Social. Tem como objetivo suprir as necessidades alimentares dos indivíduos e famílias em situação de carência alimentar e sem capacidade de assegurar a confeção das refeições. Este serviço tem um Protocolo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social, IP e Protocolos de parceria com outras entidades locais. O seu horário de funcionamento ao público é de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 12h30, servindo refeições para os 7 dias da semana, durante todo o ano.

Em novembro de 2017, no âmbito do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), o CRC iniciou as suas funções de Pólo Coordenador do território de Caldas da Rainha e Óbidos, constituindo-se Mediador no concelho das Caldas da Rainha do FEAC. Em dezembro de 2019 iniciou a 2ª fase do Programa, mantendo-se até janeiro de 2023 e com prorrogação até novembro de 2023 com as mesmas funções. Esta medida é concretizada através da entrega mensal de géneros alimentares e o desenvolvimento de ações de acompanhamento, que permitem capacitar as famílias e ou as pessoas mais carenciadas na seleção dos géneros alimentares e ou bens de primeira necessidade, na prevenção do desperdício e na otimização da gestão do orçamento familiar, nomeadamente através de sessões de esclarecimento e/ou de sensibilização e informação. A entrega é realizada mensalmente, em dias e horários previamente agendados. Para solicitar o cabaz do POAPMC é necessário deslocar-se ao SAAS (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social) da Câmara Municipal das Caldas da Rainha ou contactar através do 262240015.

Em janeiro de 2015, o CRC iniciou a prestação do serviço de Distribuição mensal de Géneros Alimentares às famílias carenciadas residentes na freguesia de Nossa Sra. Pópulo, no âmbito do acordo de cooperação com o Banco Alimentar do Oeste. A entrega é realizada mensalmente, em dias e horários previamente agendados.

A Loja Social surge em 2010, no contexto dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS’s), tendo a SCMCR assegurado a sua continuidade. Tem como objetivo suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, através da entrega de bens, novos ou usados. Em julho de 2019, a Loja Social é integrada no Espaço Dar e Receber, através da assinatura do Protocolo de Parceria entre a Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a Entrajuda e as Uniões de Freguesia.

O seu horário de funcionamento ao público é:
Segunda-feira - 09h30 às 12h00
Quarta-feira - 09h30 às 12h00 - 14h30 às 16h00
Quinta-feira - 09h30 às 12h00.