Plátanos – Apartamentos de Autonomização
Plátanos - Apartamentos de Autonomização
A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (SCMCR) sendo uma Instituição de utilidade pública e tendo intervenção na área da infância e juventude, desde 1944, tem até ao momento, duas Casas de Acolhimento Residencial (CAR), com capacidade de quinze utentes em cada uma, de ambos os sexos, pelo que, considerou essencial a existência de um Apartamento de Autonomização (AA), de modo, a dar seguimento à intervenção efetuada nas CAR, proporcionando aos jovens um maior acompanhamento e uma progressiva autonomização. Não existe resposta social de Apartamento de Autonomização na zona sul do distrito de Leiria, pelo que se afigura uma resposta muito necessária e ajustada às necessidades do sistema de promoção e proteção.
Destina-se ao acolhimento de jovens, a partir dos 15 anos de idade, com medida de promoção e proteção de “acolhimento residencial”. Os jovens poderão manter-se com a medida até aos 21 anos, caso solicitem a continuação da intervenção iniciada antes de atingirem os 18 anos, ou até aos 25 anos de idade, sempre que existam, e apenas enquanto durem, processos educativos ou de formação profissional.
Atualmente a SCMCR dispõe de um Apartamento de Autonomização “Plátanos” que está sediado na Rua Vitorino Fróis, nº 1, 2º andar 2500-100, em Caldas da Rainha e as suas instalações dispõem de um apartamento tipologia T4, situado no centro da cidade, com fácil acesso à rede de transportes e serviços. É composto por quatro quartos, uma sala de estar, uma cozinha, duas casas de banho, e uma divisão para arrumo, com capacidade para acolher os jovens.
O Apartamento de Autonomização funciona ininterruptamente 24 horas por dia, 365(6) dias por ano. A equipa técnica é composta uma assistente social, que acumula funções de coordenação e uma psicóloga. O Apartamento é uma resposta social de acolhimento desenvolvida em apartamento, que está inserido na comunidade local, e destina-se a apoiar a transição para a vida independente dos jovens que possuem competências pessoais específicas. Trata-se de uma resposta adequada à promoção de competências de autonomia de jovens, com vista à transição para a vida independente. É um espaço habitacional partilhados por quatro jovens, com idades aproximadas, como um ambiente estável que estimula o desenvolvimento e a aquisição de aprendizagens relacionadas com a vida em grupo, bem como de valores sociais. É ainda um contexto que encoraja os jovens a serem responsáveis pelos seus atos e por si próprios, permitindo que, gradualmente, desenvolvam competências pessoais e sociais necessárias à vida independente.
O Apartamento tem capacidade máxima para 4 jovens.
A intervenção/acompanhamento é ajustada às necessidades específicas do jovem de acordo com o plano de intervenção individual. São tidas como áreas de intervenção: judicial, saúde física e mental, educação, formação e integração profissional, relacionamento familiar, gestão doméstica e gestão financeira, inserção em atividades comunitárias, e preparação da saída, conforme mapa de intervenção definido para cada jovem. Esta intervenção visa a definição e concretização, em tempo útil, do projeto de vida dos jovens, atendendo à sua situação e especificidades, à promoção dos seus direitos e à satisfação das suas necessidades individuais.